Recriação da viagem inaugural liga estações com momentos culturais e homenagem final em Penafiel
As comemorações dos 150 anos da chegada do comboio ao norte do Douro decorrem no próximo dia 29 de julho, com uma viagem simbólica entre a estação de São Bento, no Porto, e Penafiel, numa organização conjunta dos municípios de Penafiel, Paredes e Valongo, em parceria com a CP – Comboios de Portugal e a Infraestruturas de Portugal.
A reinterpretação da viagem inaugural parte da estação de Porto-São Bento às 9h30, com paragens nas estações de Ermesinde, Valongo e Paredes, onde serão apresentadas recriações históricas e momentos culturais alusivos à importância da ferrovia no quotidiano das comunidades.
A chegada a Penafiel está prevista para as 10h15, onde será inaugurada uma escultura comemorativa junto à estação ferroviária, celebrando um século e meio da Linha do Douro e o impacto do comboio no concelho.
A Associação Académica e Cultural de Ermesinde, em colaboração com o Município de Valongo, assume um papel central na animação, promovendo performances artísticas nas estações de Ermesinde e Valongo, integrando arte e história nesta homenagem à ferrovia.