ASSIFECO assinala o Dia Mundial da Cruz Vermelha
8 de maio de 2025 — Hoje celebramos o Dia Mundial da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho , um dado que homenageia o espírito humanitário e o trabalho incansável de milhões de pessoas que, diariamente, se dedicam a proteger e apoiar os mais vulneráveis, em mais de 190 países.
Este ano, a data ganha um simbolismo ainda maior em Portugal, com a celebração dos 160 anos da Cruz Vermelha Portuguesa , fundada em 1865 pelo médico-militar José António Marques. Atualmente, com uma rede de 170 estruturas locais e mais de 5 mil voluntários , a instituição presta serviços essenciais como apoio domiciliário, consultas médicas, jardins de infância e formação profissional, sempre com uma abordagem particular nos mais desprotegidos.
Para a ASSIFECO destacam-se os valores universais da organização: humanidade, imparcialidade, neutralidade, independência, voluntariado, unidade e universalidade .
A ASSIFECO junta-se a esta celebração, apoiando a importância do trabalho da Cruz Vermelha e o seu papel fundamental no apoio às comunidades, sobretudo em contextos de crise, como guerras, catástrofes naturais ou emergências de saúde pública. O seu legado, iniciado com Jean-Henri Dunant , fundador da Cruz Vermelha e primeiro Prémio Nobel da Paz, permanece atual e essencial.
Num tempo em que a solidariedade internacional é mais urgente do que nunca, a Cruz Vermelha continua a ser sinônimo de esperança, dignidade e ação concreta — valores com os quais a ASSIFECO se identifica profundamente.
Neste dia especial, deixamos o nosso agradecimento a todos os voluntários e profissionais da Cruz Vermelha, e reafirmamos o nosso compromisso com a solidariedade, a justiça social e a dignidade humana .